quinta-feira, 24 de maio de 2012

Maria: A Loucura de Deus - Manoel Jesus - DIÁRIO POPULAR DE PELOTAS - Imagem: Nossa Senhora da Conceição - Canguçu - RS - Brasil


Maria, a loucura de Deus - excerto
"Não me considero um marianólogo. Mas gosto de olhar para uma figura que ocupa papel de destaque na vida da figura mais desafiadora da História: Jesus Cristo. Para que as pessoas entendam melhor, tento ir além do que, ritualmente e burocraticamente, se vê nos Evangelhos.
Além da precariedade da escrita - os apóstolos eram homens rudes e muito longe das letras - busco no contexto de uma época, o que estava acontecendo e como a figura de Jesus pode ser analisada e nos encantar por outros ângulos.
No tempo de Jesus os judeus tinham muitos homens estudiosos das Escrituras Sagradas...
No entanto, Deus entrega a formação de seu filho a uma mulher, sendo, então, a mulher um ser marginalizado na sociedade.
Este não é um detalhe, na verdade é uma grande subversão da história.
Maria muda todo o conceito de educação e passa a dar a Jesus, além do próprio exemplo de vida, também uma noção de respeito às pessoas - vejam o caso das prostitutas e das crianças (também excluídas da vida pública), assim como à natureza, que muda o jeito de ver uma sociedade.
Exatamente aí reside a resistência dos judeus a Jesus: curar leprosos, falar com prostitutas, sentar com os cobradores de impostos, tomar uma criança como exemplo é uma loucura que somente Deus poderia cometer: a loucura da vida, que ainda hoje precisamos aprender."

Manoel Jesus, professor de Comunicação da UCPel 

Fonte: DIÁRIO POPULAR DE PELOTAS

Ponto de Vista, 18 de maio de 2012

Imagem: Nossa Senhora da Conceição - Padroeira do Município de Canguçu, RS, Brasil

Foto: Loila Matos

Nenhum comentário:

Postar um comentário