quarta-feira, 8 de julho de 2015

Coffea Cruda - Homeopatia - Sintomas - Indicações - Benefícios - Imagem - Pelotas - RS - Brasil


Homeopatia: Coffea Cruda

Do que se faz: Café cru

Parte usada: grão seco não torrado

Regra de produção: I

Sintomas Fundamentais:

Cólicas abdominais com insônia, inquietude. Palpitação cardíaca, Dores de um lado da cabeça com olhos sensíveis à claridade com náuseas e vômitos - enxaqueca. Qualquer sintoma devido ao abuso de café. Pouca urina.

Sintomas Psíquicos:

Atua melhor em indivíduos nervosos e sanguíneos, morenos altos e até fracos e encurvados (Allen). Pessoas muito sensíveis, impressionáveis, caráter caprichoso e variável, exaltação da sensibilidade geral, os sentidos se agudizam e se fazem sutis com atividade desacostumada para corpo e espírito. Cheios de pensamentos, incapaz de dormir (Dorcsi), planeja sem cessar, a imaginação é febril (fértil). As dores estão superexaltadas levando ao desespero. Mudanças de humor, chora, ri, volta a chorar no mesmo instante. Compreensão fácil. As idéias se atropelam, incapaz de realizá-las frustra-se e não persevera (Dorcsi).

Cabeça:
Cogestão com agitação espiritual. Dores de um lado da cabeça com sensação de prego cravado no parietal, dores agravadas por ruídos, cheiros fortes produzem sono. As dores irritantes são por ataques súbitos e extraordinariamente agudos e aparecem à primeira emoção. A sensação histérica de um prego fincado na cabeça costuma desaparecer com Coffea, quando a dor vem acompanhada com zumbido de ouvidos, palpitações, inchamento do ventre e exaltação sexual (Espanet). 

Aparelho Respiratório:

Tosse seca de sarampo.

Aparelho Circulatório:

Aumenta a frequência do pulso e a ação do coração, bem como sua força. A excitação primitiva é sucedida por uma ação secundária de depressão e o músculo cardíaco se vê debilitado. Sob a ação da cafeína o coração mostra tendência a dilatar-se. Há palpitação violenta e irregular sobretudo após alegria ou surpresa feliz. Aceleração do pulso.

Aparelho Digestivo:

Dores de dente que vão e voltam, intoleráveis que aliviam com água gelada e que voltam quando a água se torna morna. Bebe e come com pressa, fome excessiva, plenitude gástrica, não tolera roupas apertadas. Gases, abuso de álcool e fumo, aumento de gases com barulho na barriga acompanhado de hemorroidas  e mania de remédios e doenças. 

Aparelho Urogenital:

Demasiada excitação durante a menstruação que é abundante, o útero, de fortes excitações nervosa diminui e regula a menstruação em mulheres hipersensíveis. Acalma dores de parto muito violentas e superexcitação que a acompanha.

Extremidades:

Dores nas pernas ou coxas, agravadas pelo movimento depois do jantar.

Modalidade:

Melhora:
Pelo calor (exceto a "dor de muellas") e estando deitado.

Piora:
Pelo frio. exceto a dor de estômago que melhora pelo frio. Piora ao ar livre, de noite e por emoção muito grandes (boas ou más).

Sono:

Superexcitação marcada com insônia, o sujeito está calmo, mas sem sono com os sentidos hiper (muito) aguçados, ouve ruídos que não são escutados facilmente, desenvolve projetos imaginários, tem muita sensibilidade da pele, do olfato, da visão, da audição. nas extremidades eruptivas, a pele 
o mantém desperto, ela dói e arde, o doente coça até sangrar, se move sem cessar. Dorme até as  três da manhã, depois só cochila. Tem pesadelo. Insônia na dentição das crianças. 

Faixa de Ação das Dinamizações:

C5 - C6 - Insônia por excessos de ideias e visões.
C9 - C30 - Dores irritantes.
C6 - C30 - Excitações com muita sensibilidade.

Fonte:

Matéria Médica Homeopática  em Linguagem Popular - 3ª Edição
Passos, Luiz Augusto; Fernandes do Amaral, Edna; Otton, Elton; Werner, João José; Gonzaga, Maria Emilia; Carneiro Goes, Rosângela.

Imagem: Cafeeiro - Pelotas, RS, Brasil

Foto: Lígia

Lembretes:

Ler o Livro! Ofertar Livros!
Não usar plantas medicinais sem a orientação de um especialista.

Ver:

Cafeeiro - Café - Coffea arabica - Benefícios em:

http://cangucuemcores.blogspot.com.br/2009/05/cafeeiro-cafe-coffea-arabica-beneficios.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário