sexta-feira, 18 de junho de 2010

PIXIRICA - TAPIRIXICA - Melastoma akermani - Valor Terapêutico - Uso Litúrgico - Imagens - Canguçu - RS - Brasil



A pixirica - tapirixica é indicada para curar ou aliviar:
  • infecções urinárias e genitais;
  • regular o ritmo cardíaco;
  • moléstia da pele;
  • colesterol...

Família: Melastomáceas

Uso Litúrgico:

Vegetal de extraordinárias virtudes ritualísticas.
Pertence ao orixá do Trovão - Xangô.

Fontes: 

A Flora Nacional na Medicina Doméstica - A. Balbach
Plantas Medicinais - Irmão Cirilo
Ervas & Plantas - A Medicina dos Simples - Pe. Ivacir João Franco
Rezas - Folhas Chás e Rituais dos Orixás - Fernandes Portugal

Variedades de pixirica em: Florasbs - Leandra...

Imagens: Pixirica - Tapirixica - Melastoma... Melastomáceas

Fotos: Loila Matos

Lembretes:

Ler os Comentários.
Ofertar Livros!

Ver:

Canguçu em Cores II: 
Plantas  - Ervas Medicinais no Mate - Chimarrão - Cimarrón


8 comentários:

  1. como tomar o chá da planta??

    ResponderExcluir
  2. Olá! Gosto da maceração a frio: 10 cm da planta, dou umas machucadas, coloco num vidro de Nescafé, ponho água fria, aguardo alguns minutos e já começo a tomar. Esta é a dose diária. É recomendado usar 10 dias a mesma planta e passar a tomar outra que tenha a mesma indicação.
    Nota: Enio Sanguinetti recomenda 24 horas de maceração para adulto e para criança 16 horas.

    ResponderExcluir
  3. tomar em excesso, faz mal? Coloco a planta seca no chimarrão. Tem algum problema?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa-Noite! Paracelso disse:
      "Nada é veneno e tudo é veneno; a diferença está na dose." Então, sem excesso. No livro Plantas que Curam, de Enio Emmanuel Sanguinetti, a pixirica não consta das combinações de ervas usadas no chimarrão. Ver em: Canguçu em cores II http://cangucuemcoresii.blogspot.com.br/2011/11/ervas-medicinais-no-mate.html
      Estou pesquisando...

      Excluir
  4. essas folhas não são da mesma planta, nas duas fotos.

    ResponderExcluir
  5. Boa-Noite! Há muitas espécies de pixirica. No site: FloraSBS há belíssimas imagens. Pesquisarei mais. Obrigada pela observação. Coloquei alguns links.

    ResponderExcluir
  6. Boa tarde,o que eu posso diser a respeito da pixirica:bem eu estava com meu colesterol acima dos 300 e o meu medico receitou um remèdio,mas que só iria começar a fazer efeito depois de umas duas caixas...tomei uma caixa...alguem recomendou-me a pixirica então ao invés de eu comprar a segunda caixa eu comeceo com o chá depois de tomar ochá durante um mes e meio fui fazer exame pra minha sirpreza o colesterol baixou pra 165...maravilhos!!!

    ResponderExcluir