terça-feira, 23 de setembro de 2014

Canção do Exílio - Gonçalves Dias - Goethe - Imagem - Canguçu - RS - Brasil


Kennst du das Land, wo Citronen blühen,
In dunkeln Laub die Gol-Orangen glühen?
Kennst Du es wohl? - Dahin, dahin!
Möcht' ich... ziehn.

Goethe

[Conheces o pais onde florescem as laranjeiras?
Ardem na escura fronde os frutos de ouro...
Conhecê-lo? Para lá, para lá quisera eu ir!]

Minha terra tem palmeiras,
Onde canta o Sabiá;
As aves que aqui gorjeiam,
Não gorjeiam como lá.

Nosso céu tem mais estrelas,
Nossas várzeas têm mais flores,
Nossos bosques têm mais vida,
Nossa vida mais amores.

Em cismar, sozinho , à noite,
Mais prazer encontro eu lá;
Minha terra tem palmeiras,
Onde canta o sabiá.

Minha terra tem primores,
Que tais não encontro eu cá;
Em cismar - sozinho, à noite -
Mais prazer encontro eu lá;
Minha terra tem palmeiras,
Onde canta o Sabiá.

Não permita Deus que eu morro,
Sem que eu volte para lá;
Sem que desfrute os primores
Que não encontro por cá;
Sem qu'inda aviste as palmeiras,
Onde canta o sabiá.

Gonçalves Dias

Fonte: Poesias Completas de Gonçalves Dias - 1965

Imagem: Sabiá-laranjeira - Canguçu, RS, Brasil

Foto: Loila Matos

Lembretes:

Ler o Livro!
Ofertar Livros!


Nenhum comentário:

Postar um comentário