sábado, 12 de março de 2016

Roda - Gilberto Gil e João Augusto - 1967 - Girassol - Canguçu - RS - Brasil

Meu povo, presta atenção,
Na roda que eu te fiz,
Quero mostrar a quem vem
Aquilo que o povo diz.
Posso falar pois eu sei,
Eu tiro os outros por mim,
Quando almoço não janto
E quando canto é assim.

Agora vou divertir,
Agora vou começar,
Quero ver quem vai sair,
Quero ver quem vai ficar,
Não é obrigado a me ouvir
Quem não quiser me escutar.

Quem tem dinheiro no mundo
Quanto mais tem, quer ganhar
E a gente que não tem nada
Fica pior do que está.
Seu moço, tenha vergonha,
Acabe a descaração:
Deixe o dinheiro do pobre
E roube outro ladrão.

Agora vou divertir,
Agora vou prosseguir

Quero ver quem vai ficar,
Quero ver quem vai sair,
Não é obrigado a escutar
Quem não quiser pode sair.

Se morre rico e pobre
Enterre o rico e eu,
Quero ver quem que separa
O pó do rico do meu.
Se la embaixo há igualdade
Aqui em cima há de haver.
Quem quer ser mais do que é
Um dia há de sofrer.

Agora vou divertir
Agora vou prosseguir,
[ ... ]

Seu moço, tenha cuidado
Com sua exploração,
Senão lhe dou de presente
A sua cova no chão.
Quero ver quem vai dizer,
Quero ver quem vai mentir,
Quero ver quem vai negar
Aquilo que eu disse aqui.

Agora vou divertir,
Agora vou terminar
[ ... ]

Agora vou terminar,
Agora vou discorrer,
Quem sabe tudo e diz logo
Fica sem nada a dizer.
Quero ver quem vai voltar,
Quero ver quem vai fugir,
Quero ver quem vai ficar,
Quero ver quem vai trair.

Por isso eu fecho a roda,
A roda que eu fiz,
A roda que é do povo,
Onde se diz o que diz.

Gilberto Gil e João Augusto - CD Minha História 1967

Fonte: Redação Palavra e Arte - Marna Ferreira e Tânia Pellegrini

Imagem:
Girassol, Corona-solar, Margarida-do-peru - Helianthus annuus L. - Canguçu, 2016
Foto: Loila Matos

Lembretes:

Ler o livro:

Plantas Medicinais no Brasil - Nativas e Exóticas - Harri Lorenzi e F. J. AbreuMatos - 2ª Edição
Ofertar Livros!

Ver:
Um Girassol no Mundo - Canção - Frei Fabretti - Imagem: Belo Girassol
http://cangucuemcores.blogspot.com.br/2009/06/um-girassol-no-mundo.html


Gilberto Gil
https://en.wikipedia.org/wiki/Gilberto_Gil
https://pt.wikipedia.org/wiki/Jo%C3%A3o_Ricardo_(m%C3%BAsico)

Nenhum comentário:

Postar um comentário